IGREJA ONLINE

Casamentos


MATRIMÔNIO

    O sacramento que, estabelecendo e santificando a união entre um homem e uma mulher, funda uma nova família cristã. Matrimônio é o casamento entre homem e mulher, celebrado na Igreja e santificado na indissolubilidade e na fidelidade;

    É um dos sacramentos que imprimem caráter, embora de forma distinta do batismo, do crisma e da ordem. Estes três últimos deixam no fiel que o recebe uma marca indelével que o acompanha por toda a eternidade. Quem foi batizado ou crismado, quem foi ordenado sacerdote terá essa condição independente de qualquer coisa, inclusive de que decida depois converter-se a outro credo religioso ou abandonar o sacerdócio.

    O matrimônio imprime caráter sobre o casal, sobre o conjunto que os dois nubentes passaram a formar, e é, por isso, doutrinariamente indissolúvel. O caráter impresso pelo matrimônio se dissolve com a morte de um dos cônjuges. É um sacramento que só se consuma havendo dois participantes. A morte de um dissolve o casal, extinguindo o matrimônio.

    Outra característica peculiar do sacramento do matrimônio é que não é ministrado pelo sacerdote, mas pelos noivos que, realizando o sacramento perante a Igreja, pedem e recebem do sacerdote a bênção para a nova família que está nascendo.

 PARA CERIMÔNIAS DE CASAMENTO


DOCUMENTOS NECESSÁRIOS
1.   CERTIDÃO DE BATISMO de cada um dos noivos, obtidas na Cúria Metropolitana (em Porto Alegre – Rua Espírito Santo, 95 – Fone: 3228-6199). Essas certidões têm validade de 06 meses, a partir de sua retirada na Cúria. Esses documentos deverão ser entregues na paróquia onde será realizado o casamento, até dois meses antes da cerimônia.
2.   PROCLAMAS – Os noivos que não pertencem a esta paróquia deverão retirar os proclamas em nossa secretaria e levá-los para as suas respectivas paróquias, a fim de receber o visto dos párocos.
Lá, antes do casamento, os proclamas deverão permanecer expostos durante três domingos seguidos.
Na data informada por suas paróquias, os noivos deverão buscar os proclamas para devolvê-los na nossa secretaria paroquial.  Os noivos ficam responsáveis pelo encaminhamento desse processo.
3. COPIAS – Certidão de nascimento ou RG e do comprovante de residência.
4. CURSO DE NOIVOS – Inscrições no Movimento Familiar Cristão (MFC), na rua Dr. Timóteo, 421.

5. ENTREVISTA – Os noivos que irão celebrar seu casamento nesta Igreja terão uma entrevista com o sacerdote ou diácono que abençoará seu matrimônio, e deverão agendar essa entrevista na secretaria paroquial com a necessária antecedência à celebração.

CONTATOS 
  Secretaria da paróquia – Fone:  (51) 3332-1801 e-mail: sso.sacramento@hotmail.com
  Cúria Metropolitana de Porto Alegre – Rua Espírito Santo, 95 - Fone: (51) 3228-6199
 Movimento Familiar Cristão (MFC) – Rua Dr. Timóteo, 421 - Fones: (51) 3222-4853 / 3395-3330

Nenhum comentário:

Postar um comentário