IGREJA ONLINE

sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

CONVERSÃO DE SÃO PAULO

Sermão de Santo Agostinho Bispo

     Hoje proclamou-se esta leitura dos Atos dos Apóstolos: aquela onde diz que Paulo Apóstolo tornou-se, de perseguidor dos cristãos que era, anunciador de Cristo. Cristo prostrou o perseguidor, para fazer dele doutor da Igreja: ferindo-o, e curando-o: matando, e vivificando: morto o Cordeiro pelos lobos, faz dos lobos cordeiros. Já fora predito na famosa profecia, em que o Patriarca Jacó abençoa os seus filhos (tocando o presente, e prevendo o futuro), o que se realizou em Paulo. Paulo era, como ele mesmo atesta, da tribo de Benjamim. Jacó, abençoando seus filhos, quando chegou a vez de abençoar Benjamim, dele disse: Benjamim é um lobo ladrão.
     Que então? Lobo ladrão para sempre? Não; mas aquele que, pela manhã, rouba a presa, pela tarde divide o alimento. Isso se cumpriu em Paulo Apóstolo, porque fora dito também sobre ele. Agora, se o desejais, ouçamo-lo roubando pela manhã, e dividindo o alimento pela tarde. A manhã e a tarde são como se fossem, para ele, o antes e o depois. Portanto, entendamos assim: Primeiro rouba, depois divide o alimento. Atentai para o ladrão. Saulo, está escrito, recebendo cartas dos príncipes dos sacerdotes, partiu, para que, onde quer que encontrasse cristãos, prendesse e trouxesse aos sacerdotes, para serem punidos.
     Partia bufando, e anelando por carnificina; isto é: de manhã, rouba. Também quando Estêvão, o primeiro Mártir, foi apedrejado pelo nome de Cristo, evidentemente estava presente Saulo, e estava tão unido aos apedrejadores, mais do que se estivesse apedrejando com suas próprias mãos. Para estar nas mãos de todos os apedrejadores, ele conservava as vestimentas de todos: mais atacava ajudando a todos, do que se estivesse apedrejando com suas próprias mãos. Ouvimos como roubou pela manhã: vejamos como dividiu o alimento pela tarde. Prostrado pela voz de Cristo do céu, e recebendo de cima a proibição de continuar fazendo mal, prostrou-se com a face em terra, primeiro sendo prosternado, e depois erguido; primeiro ferido, depois curado.

Busquemos hoje e sempre também nossa conversão pessoal

Nenhum comentário:

Postar um comentário