sexta-feira, 30 de maio de 2014
sexta-feira, 23 de maio de 2014
Ordem Secular Carmelita
A Ordem dos
Carmelitas Descalços é formada por três ramos: os freis, que atendem a nossa
Paróquia, as monjas, que tem vida de clausura, e os seculares, pessoas que na
sua vocação de leigos se comprometem a viver a espiritualidade teresiana.
No último domingo, dia 18 de maio,
foram admitidas para o processo de formação na Ordem dos Carmelitas Descalços
Seculares, OCDS, duas irmãs de nossa comunidade, Ângela e Bianca Sarturi. Na
celebração das 19h30min, presidida pelo Frei Marcos Bialozor, elas receberam o escapulário
do Carmelo Secular, sinal do compromisso assumido com Deus, a Igreja e a
comunidade.
Participar da OCDS é uma vocação, um
chamado de Deus para vivermos a oração em comunidade, dentro do nosso estado de
vida laical. O secular deve ser sinal da presença de Deus no mundo, na sua
família, exercendo sua atividade profissional. Se você, assim como a Ângela e a
Bianca, também tem o desejo de viver na intimidade divina, em comunhão com os
irmãos, você pode ter essa vocação. Procure um dos
nossos grupos. O contato
pode ser feito com a Themis (themis.padilha@gmail.com), da Comunidade Nossa Senhora do Carmo,
ou com Larissa (larissa.rolim@gmail.com), do grupo Santa Teresa de Jesus.
Ficaremos muito felizes se pudermos
ajudar nesse encontro entre você e Aquele que sabemos que nos ama!
terça-feira, 20 de maio de 2014
Nova Coordenação do CPP
No ultimo dia 19 de maio, na reunião com os coordenadores das pastorais de nossa comunidade, tomou posse o novo Conselho Paroquial de Pastoral CPP 2014-2015.
O conselho é formado pelas seguintes pessoas:
Coordenadora: Sônia Azevedo
Vice-coordenador: Énio Moreira
Secretária: Rosane Freitas Moreira
2° Secretária: Nara Teresinha Chitão Nery
O conselho é formado pelas seguintes pessoas:
Coordenadora: Sônia Azevedo
Vice-coordenador: Énio Moreira
Secretária: Rosane Freitas Moreira
2° Secretária: Nara Teresinha Chitão Nery
sexta-feira, 16 de maio de 2014
São Simão Stock
São Simão Stock
Memória a 16 de Maio
Não são muitas as notícias que temos deste nosso Santo. Sabemos que era inglês, que viveu no séc. XIII, que morreu em Bordéus, e que frequentou a Universidade de Oxford onde se doutorou em Teologia. É venerado na Ordem do Carmo pela sua grande santidade e pela sua admirável devoção à Virgem Maria. A sua festa sempre foi celebrada no dia 16 de Maio, como sendo o dia da sua morte. Pensa-se que era natural do condado de Kent e que, muito jovem, optou por uma vida eremítica, vivendo muitos anos na concavidade de um tronco, por isso lhe chamam Stock, que em inglês quer dizer «tronco».
A partir do ano 1232, os carmelitas visitaram várias vezes a Inglaterra, até que em 1242, fundam lá o seu primeiro convento. Numa destas visitas Simão conheceu os carmelitas e deixou-se cativar por eles, vindo a pedir o hábito da Ordem. Dirigiu-se para a Terra Santa, com os religiosos, tendo vivido no Monte Carmelo. Quando, em 1242, os carmelitas fundam em Inglaterra, Simão acompanha-os e intervém nas primeiras fundações. Cinco anos mais tarde, a Ordem celebrou o Capítulo Geral em Inglaterra e Frei Simão Stock foi eleito Prior Geral da Europa. A vinda dos carmelitas para a Europa e a sua rápida extensão atraía a si imensos jovens universitários cativados pelo estilo de vida do Carmo desencadeando-se, ao mesmo tempo, uma onda de ciúme e inveja em muitos sectores da Igreja. Párocos, Reitores e Bispos moveram uma guerra surda aos carmelitas «não deixando construir igrejas e obrigando-os a impostos e serviços graves insuportáveis, que nunca tinham tido no Monte Carmelo ou em outros conventos da Terra Santa». Em 1251, Frei Simão Stock convocou um Capítulo Geral pedindo a toda a Ordem que rezasse noite e dia pela resolução do problema. Acudiram ao Céu e ao Papa. S. Simão liderava esta campanha rezando com insistência à Mãe do Carmo para que deles se compadecesse. Um dia em que, como tantas vezes, rezava a oração do «Flos Carmeli», apareceu-lhe a Virgem Maria na sua cela e entregou-lhe o Escapulário dizendo que este símbolo era o sinal da sua protecção para com os carmelitas e para quem a partir de então o usasse. Pensa-se que esta aparição se deu na noite de 15 ou 16 de Julho. Era o ano de 1251. A 13 de Janeiro de 1252, o Papa escreve uma carta aos bispos defendendo os carmelitas. Porém, quatro anos mais tarde, sobrevém novo ataque aos carmelitas e mais perigoso que o primeiro, pois os frades estão divididos: uns querem apenas a vida eremítica tal como se vivia no principio, no Monte do Carmo. Outros, como Frei S. Simão Stock, pretendem uma vida equilibrada e adaptada à Europa: solidão e apostolado, o que exigia a fundação de conventos, não no deserto, mas junto de cidades e universidades. Recorre Frei Simão, Prior Geral, ao Papa que lhe concede razão e protecção. Mais uma vez, em 1264, S. Simão presidiu ao Capítulo Geral em Tolosa, França, vindo a morrer em Bordéus no ano de 1265, onde ainda hoje se guardam os seus restos mortais. | |||
Neste dia de Maio, recordando o amor que S. Simão Stock tinha a Nossa Senhora do Carmo, recordemos a oração que rezava este nosso Santo quando lhe apareceu a Mãe do Céu, da Terra e do Carmo, dando-lhe o Escapulário:
Do Carmo a Flor vide florida do céu esplendor. Virgem fecunda, singular Mãe sem par De homem ignorada! Ao Carmo vem dar a tua ajuda. Estrela do mar! | |||
domingo, 11 de maio de 2014
sexta-feira, 9 de maio de 2014
quinta-feira, 8 de maio de 2014
Cresce numero de vocações sacerdotais no Brasil
Entrevista feita ao Padre Paulo Batista Borges da Diocese de Uruaçu. É ele quem relata o crescimento das vocações sacerdotais e religiosas em nosso país. confira na íntegra:
1)Há um crescimento no número de seminaristas no Brasil?

2) A maior parte deles chegar a se ordenar?
O percentual de ordenações varia muito de turma para turma. Atualmente com a criação do ano propedêutico, a desistência tem diminuído, mas creio que ordena uma média de 50%. O maior número de desistência está centrado nos anos iniciais, principalmente no Propedêutico e primeiro de filosofia, por ser períodos de adaptações. outro momento que acontecem desistência várias desistências é a passagem da filosofia para a teologia.
Esta é uma pergunta que requer uma análise profunda para não dar uma resposta demasiada simplista. Mas, podemos de modo superficial dizer que nesta década, no período pós-conciliar, houve má interpretação do Concílio Vaticano II, portanto, com a pseudo compreensão de inserção da vocação sacerdotal e consagrada levou muitos a um socialismo religioso, perdendo assim o real sentido de evangelização e missão. O ministério presbiteral e vida consagrada envolveram-se em questões sociais em detrimento do religioso/espiritual, e assim perderam o sentido da consagração a Deus e à Igreja, povo de Deus.
A vocação aos diversos ministérios na Igreja somente tem sentido e se sustenta se for por “Cristo e somente por Ele” e n’Ele ao povo, por quem Ele deu a Vida. Não quero dizer que os ministros de Cristo e a Vida Consagrada não deveriam ir aos pobres e aos excluídos da sociedade, mas ao fazê-lo ter Cristo como guia, pois é para isto que se consagra, sem deixar de ser sinal, de viver a profunda comunhão com o Senhor, na Palavra, na Eucaristia, nos sacramentos e na oração.
4)Houve um aumento de quanto (%) de 1960 para a década de 1990?

5) Quantos seminários há no país?
O número de seminários no Brasil tem aumentado, na última década foram criados muitos seminários diocesanos, bem como religiosos. Embora, muitos tenham sido fechados, o número aumentou. É difícil precisar, pois o cadastro de seminários, embora tenha sido atualizado o ano passado, nunca é exato, pois sempre alguns ficam sem se cadastrar, mas posso afirmar um número aproximado de 473 seminários no cadastro da OSIB (Organização dos Seminários e Institutos da Igreja no Brasil).
6) Há um decréscimo na formação de freiras? O senhor teria estatísticas em relação às vocações femininas?
Houve um decréscimo no número de religiosas nas Congregações Católicas mais tradicionais, no período pós-conciliar, porém, há um crescente número de vocações nas Novas Congregações fundadas recentemente. As Congregações vivem um período de profundas mutações culturais, denominada por muitos como modernidade e por outros já como pós-modernidade, que influenciam não só a sociedade como tal, mas a vivência das diversas formas de religiosidade. Algumas Congregações têm encontrado dificuldade para continuar em determinados serviços e ministérios por falta de membros. Mas, temos Congregações com bom número de vocacionados e vocacionadas.
Vejamos a evolução do número de religiosas no Brasil: 1961 tinham 35.039 religiosas professas e noviças, em 2010 o Brasil contava com 33.386. houve uma ligeira queda de 1961 para 2010, embora em 1969 houvesse 41.860 e em 2008 33.333, isso mostra que de 2008 para 2010 houve um crescimento de 0,16%. Esses dados estão contido em pesquisas do CERIS.
Fonte:http://seminariosjtiangua.blogspot.com.br/2014/05/cresce-numero-de-vocacoes-sacerdotais.html
terça-feira, 6 de maio de 2014
Assinar:
Postagens (Atom)